Início » Famílias

Apocynaceae

Apocynaceae é uma família botânica da ordem Gentianales que inclui 4555 espécies, classificadas em 415 géneros. As apocináceas ocorrem principalmente em climas tropicais a temperados. Algumas apocináceas comuns são o oleandro, a rosa-do-deserto e a janaúba. No Brasil ocorrem cerca de 376 espécies, distribuídas por 41 géneros, habitando diversas formações.

As plantas pertencentes à família Apocynaceae caracterizam-se pela presença de látex, estípulas geralmente ausentes, folhas geralmente opostas e inteiras, inflorescência raramente com flores solitárias, flores pentâmeras (excepto o gineceu), estiletes unidos no ápice formando uma cabeça ampliada e por frutos usualmente bifoliculares com sementes geralmente comosas.

As Apocynaceae estão representadas em todos os continentes, excepto na Antártica. A maioria das espécies ocorre nas regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo. A família compreende espécies de ampla distribuição, como a erva pantropical Asclepias curassavica L. e espécies endémicas de áreas restritas, como a Ditassa diamantinensis, exclusiva da região de Diamantina, no estado de Minas Gerais, Brasil.

As Apocynaceae ocorrem desde o nível do mar até elevadas altitudes, principalmente em solos secos.

A polinização das Apocynaceae é realizada por vários insectos (raramente pássaros, em plantas paleotropicais), o que explica a grande diversidade e complexidade das estruturas florais. Os principais polinizadores são himenópteros, lepidópteros e dípteros.

As sementes são predominantemente dispersadas pelo vento, mas, no caso dos frutos indeiscentes ou de sementes ariladas, a zoocoria parece estar presente.

Referências

Espécies


Família Espécie Nome Comum
Apocynaceae Allamanda polyantha Alamanda-de-cerca

Total de Espécies: 1